Na tela da tv …

Essa é uma pauta. Tive que entrega-la para a  matéria de telejornalismo.  Fizemos esse “esqueminha” para quando formos realizar a matéria  tudo já esteja organizado. O réporte vai ter essa pauta e a partir dela vai gravar a reportagem para o jornal na tv. Espero que gostem e comentem.

Matéria de Comportamento : Baile da Terceira Idade ou da Melhor Idade

Objetivo/Encaminhamento/Enfoque

O objetivo da matéria é mostrar os motivos que levam os idosos a freqüentar bailes, intitulados para terceira idade.

As percepções do repórter e as informações colhidas por ele, através das entrevistas com os freqüentadores, são importantes para a construção da matéria.

Boas imagens do local são importantes. Procurar casais em momento de “paquera”, pessoas conversando enquanto tomam uma cerveja, um senhor convidando uma senhora para dançar ou vice e versa os passos dos casais dançando ao redor do salão. Depoimentos dos “personagens chaves”, dizendo o quão importante a dança e o ambiente são para a saúde mental dele.

Entrevistados

Marisa Aparecida, 59, babá

Maria José Oliveira, 74, aposentada

Florinda Mariato Santler, 80, dona de casa

Mário Augusto Pereira Neto, o Marinho, 70, marceneiro

Dados

Os entrevistados disseram que freqüentar o baile ajuda na saúde mental e no convívio com outras pessoas da mesma idade.

Muitos amores e desamores surgem a partir de um convite para uma dança, mas foi constatado que amizades feitas no local não são continuas fora dele.

O importante para os senhores e senhoras é a diversão e ter um momento de sua vida para esquecer o dia-a-dia.

As pessoas vão muito bem vestidas e consideram o ambiente familiar, muitos já se conhecem há muito tempo, e estão todo domingo no baile.

Dançar realmente é o maior motivo para que os senhorzinhos e senhorinhas saiam de suas casas para o baile.

Uma informação peculiar é o freqüente número de pessoas comprometidas que freqüentam os bailes sem os parceiros saberem.

Existem os bailes da Vila Teixeira, do Jardim Aurélia, e o da R. Regente Feijó (mais conhecido como Camões), além dos que são realizados esporadicamente por associações de bairros ou similares.

Normalmente os bailes são realizados aos dominhos das 18h às 22h. Outros horários freqüentes são as sextas- feiras e as segundas-feiras no horário da tarde, entre as 14h às 18h.

O baile específico para essa matéria seria o da Vila Teixeira no domingo à noite. O ingresso custa R$6,00 e pode-se comprar bebidas e comidinhas por um preço tranqüilo para qualquer bolso.

28/05/2010. Uncategorized.

Deixe um comentário

Be the first to comment!

Deixe um comentário

Trackback URI